Inspeção de Cintas e Eslingas

SUA CARGA ESTA SEGURA??

Sua equipe faz inspeções frequente?

Análise Frequente:   Antes de cada uso, deve ser feita pelo operador;

Inspeções periódicas:  Em prazo definido pela empresa e por pessoa qualificada e o registro é realizado;

Avaliação tecnica:   Empresas contratadas em períodos de 6 meses ou 1 ano, com registro e baseadas 100% nas normas nacionais e/ou internacionais com envio de databook e assinatura do responsável técnico.

Certamente o principal objetivo da Inspeção de Segurança em Cintas e Eslingas é  de acima de tudo encontrar defeitos que possam por exemplo oferecer risco de acidentes no momento da movimentação de carga. Portanto, para facilitar esta inspeção, é necessário que os materiais estejam limpos, por exemplo, pois o grande acúmulo de sujeira pode ocultar possíveis defeitos.

Por outro lado, os laços de cabo de aço, também conhecidos como “estropo” de cabo de aço ou de eslingas, são ferramentas formadas por um cabo de aço de uma determinada metragem que em suas extremidades possuem um “laço” (também conhecido como “olhal”).

Este laço é utilizado para poder prender o cabo em diversas aplicações para se movimentar cargas, podendo ou não conter uma sapatilha que protegerá o cabo de aço contra desgastes ao içar uma carga.

Para que essa ferramenta seja utilizada da melhor forma possível, e com isso garantir a excelência da suspenção de qualquer tipo de carga, a empresa Amarração de Cargas sugere que periodicamente seja feita a inspeção de cintas e eslingas.

A Inspeção de Cintas e Eslingas é composta por duas etapas: na primeira, chamada de inspeção de recebimento, o profissional que executa o serviço deve assegurar que o material esteja conforme solicitado, além de possuir certificado da qualidade emitido pelo fabricante.

A segunda parte da inspeção de cintas e eslingas chama-se inspeção visual. Nessa etapa os laços devem ser inspecionados minuciosamente quanto a defeitos ou deteriorações, antes de cada série de movimentação. Lembrando que todas as etapas da inspeção de cintas e eslingas devem sofrer uma inspeção de cintas e eslingas completa de rotina por pessoa qualificada.

Itens que devem ser avaliados!

  • Arames rompidos – Podem causar ferimentos ao usuário, como também reduzir a capacidade de carga do laço. Normalmente surgem por danos mecânicos, embora possam surgir por corrosão.
  • Distorção do cabo – O laço deve ser descartado quando ocorrer dobras, amassamento e colapso da alma. Entretanto, em certas circunstâncias, deformações permanentes podem ocorrer sem necessariamente afetar a resistência do laço.
  • Danos no trancamento, nas presilhas ou acessórios.
  • Danos por calor – Quando exposto à temperatura excessiva durante muito tempo, o laço pode ter a sua capacidade de carga significativamente reduzida.
  • Corrosão – Pode ocorrer quando o laço for armazenado inadequadamente ou usado em condições especialmente corrosivas, como na movimentação de cargas dentro e fora de banhos ácidos e alcalinos. O efeito da corrosão é identificado facilmente com a perda da flexibilidade e o aumento da rugosidade.
  • ABNT NBR 13.541-2 – Linga de cabo de aço – Parte 2: Utilização e inspeção;
  • ABNT NBR 15.637-1:  Parte 1: Cintas planas manufaturadas, com fitas tecidas com fios sintéticos de alta tenacidade formados por multifilamentos;
  • ABNT NBR 15.637-2: Parte 2: Cintas tubulares manufaturadas, com fitas tecidas com fios sintéticos de alta tenacidade formados por multifilamentos.

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